terça-feira, 5 de outubro de 2010

DÉCIMO OITAVO CAPITULO DE LUCIANNA



DÉCIMO OITAVO CAPITULO DE LUCIANNA


Os três menino ficaram assustados com os  risos amarelados.
Ela não enxugou as lágrimas do rosto e continuou:
- Meninos que me ouvem, jamais zombem de uma pessoa, que está ao lado da gente, muitos zombam por zombar sem que menos saiba do que está zombando, e as vezes nem sabe, dos seus destinos.
- O que foi Nhá Minda, falaste um montão de coisas e eu não entendi nada, o destino do homem esta mesmo é nas mãos de Deus, compreendeu ?  Nada de sensitividade, isso não existe Nhá Minda.
Fernando e Lucianna, cochichavam olhando os outros dois.
Após uns minutos, Fernando levantou-se e disse:
- Luciano eu vou embora.
- Que pé isso meu amigo, a esta hora, ainda é cedo.
- Cedo nada, eu tenho que está em casa, antes das cinco.
- Tu é que sabe.
E despedindo-se, retirou-se e deixou os três na sala da casa e Herminda perguntando:
- Tu gostas mesmo do meu filhote, menina ?
Antes de responder qualquer coisa ela olhou demoradamente para ele, que simplesmente espichou os lábios, num sorriso rotineiro.
- Não vais me responder ? cobrou a velha.
- Ué, se eu namoro com ele, é por que eu gosto dele.
- Tens certeza do que estás dizendo ?
- Claro que tenho dona Herminda, agora me diga, o por que de desconfiar tanto de mim ?
E ele interrompeu:
- Vamos acabar com essa conversa sem fim, eu não quero saber de quem gosta ou não de mim, quero saber é que eu possuo o direito de amar a pessoa que me ame verdadeiramente, isso é que importa para mim, em todo esse circo que vocês duas conversam.
- Calma, calminha,não fique nervoso assim, eu falai para poder ter a chance de tocar em um assunto
- Mas, eu não quero mais ouvi esse assunto aqui, compreendeu ?
Olhando meigamente para ele, Lucianna falou:
- Deixa disso, eu conheço um montão de gente procurando  no mundo as interrogações para as suas perguntas, vai querer que eu deixe a tuas mãe a zero ?
- Não estou deixando ninguém a zero, Lucianna.
E Herminda falou:
- Dona Lucianna, quem quer conversar com a senhora sou eu.
E ela retrucou:
- Não me chame de dona e nem de senhora podes me tratar de tu mesmo, para que tamanha cerimonia, não é preciso.
Séria ela respondeu:
- Eu creio que seja preciso por que eu preciso que me faça um favor pelo amor de Deus.
- Podes deixar que se estiver ao meu alcance, o farei com o maior prazer. Peça.
- Deixe de namorar o Luciano.

- O que !? indagou ela franzindo a testa. E logo em seguida continuou : - Queira por gentileza repetir, por que parece que eu não entendi direito.
- Não represente eu quero que tu deixes de namorar o meu filho,para que tanto ele como tu tenha uma vida eterna de sossego.
Arregalando os olhos ela zombou:
- Eu sei que a senhora está brincando, porém vou fazer de conta que eu não ouvi nada.
- Minha filha, o Luciano não tem futuro, e um pobretão não quer aprender uma profissão e, não poderei de maneira alguma aceitar esse romance bobo de vocês dois.
- Isso é um problema seu, respondeu ela.
E Herminda tornou:
- Estás amplamente enganada menina, não fiques a imaginar que a vida é como agente quer que fosse. Para tudo tem um lite e no meu ponto de vista, tu já estar a passar dos limites. Acho que o teu lugar não é aqui e por isso entendo que deverias procurar o teu refugio.
- A senhora esta sendo injusta comigo, por que nada tem haver contigo, de que me resta saber se o Luciano é rico ou pobre, afinal pelo que me consta nem em sua casa estamos, portanto  eu amo este menino e não vou ficar aqui perdendo tempo discutindo contigo, se ele fica ou não comigo.
- Não percebes que estás atrevidinha demais ?
- Não, não. Estou respondendo conforme as interrogações que me fazes, por que tenho eu de esta lhe respondendo coisas que não tem a menor significância ?
Luciano ouvia tudo silenciadamente e cabisbaixo. A discussão se passava à sua frente. De repente Leonardo entra casa a dentro e, percebendo a presença da menina em sua casa imaginou:
- Será que ela está aqui por ter descoberto alguma coisa desagradável ?
Todos que estavam naquela sala perceberam o seu nervosismo deixado transparecer através de sua fisionomia, porém mais curioso Luciano perguntou:
- O que aconteceu pai, parece que está assustado ?
- Não filho impressão tua, estou muito bem e satisfeito, de chegar aqui e encontrar em um dialogo com uma amiga sua.
Levantando-se respondeu:
- Antes que eu esqueça quero apresentar, e apontando na direção em que estava Lucianna, continuou dizendo: - Essa é a minha namorada Lucianna peres Martins, o ultimo nome é igual ao nosso mas creio que não seja nem vizinha quanto mais parentesco tenha, concluiu ele sorridente, enquanto Leonardo dizia:
-  Gostaria  demais que fosse parente dagenmte, de preferencia a sua irmã, por que ter uma moça boita como essa como filha seria a felicidade para qualquer pai. eu particularmente me sentiria feliz demais.
- Muito obrigada respondeu ela toda sorridente.
do ouro lado, Herminda atalhou nervosa:
- Leonardo, essa é a menina que jamais deveremos aceitar como namorada do nosso Luciano.
Virando-se para a velha ela respondeu:
- A senhora está com ciumes de mim ou dele ?
- Calma gente, o que é isso ? indagou Leonardo.
E Luciano explicou:
- Pai Léo.
E ele ralhou:
- Luciano.
Enquanto ele repetiu:
- papai, eu trouxe a Lucianna aqui, de livre e expontanea vontade, sem imaginara que eu fosse sofrer uma tamanha decepção coo a que estou a sofrer, por Nhá Minda. Agente sabe que ela não é tão mal educada como está sendo agora, jamais esperei que isto fosse acontecer.
E antes que Le3onardo respondesse qualquer coisa a velha atalhou:
- quero ser mesmo uma mal educada, mas  sempre lutarei para te livra dos maus caminhos, essa coisa doida que te perturba constante.
Lucianna, ia levantando para responder para a velha, quando Luciano atalhou:
- Calma amorzinho, a minha vida é governada apenas por uma pessoa Deus, nem este homem que tu veres aqui ao teu lado manda em mim, eu não faço a vontade dele apenas a minha, se dependesse deles jamais estaríamos juntos, mas não esquente a cabeça com Nha Minda, ela é mesmo assim, com certeza um dia isso passará e certamente iremos viver e namorar em paz e tranqüilamente.
Intolerantemente, Herminda tornou:
- Sabes de uma coisa minha filha, acho bem melhor é tu cair fora daqui, assim lucras muito mais.
- Agora chega, está demais, hein Nha Minda, disse Luciano meio que irritado.
- Parar coisa nenhuma, tu já está totalmente envolvido por essa tipa que nem vai mais para o colégio.
- Nhá Minda, eu estou me controlando para não responder nada que venha a te ofender, mas com certeza está procurando.
E Leonardo comentou:
- Meus amadios, vamos deixar dessa discussão, por que não vai levar a lugar nenhum e nem vai dá certo, no final dessa novela toda eu não sei quem será o prejudicado, não sei quem vai ser o vencido e nem o vencedor, mas o mais importante  é mantermos a calmo por que tudo o que tivermos que resolver, certamente será de forma pacifica. e para ser sincero contigo Lucianna, pessoa que estou a ver pela primeira vez e que me deixa uma boa impressão, a realidade é que eu não posso de maneira nenhuma concordar com esse namorico dos senhores. Nada tenho contra a falar da Lucianna, muito ao contrario eu tenho uma certa responsabilidade comigo mesmo e na minha concepção, acharia que seria mais justo e mais aceitável, os dois irem para escola, estudarem com afinco e dedicação, para só depois pensarem em namoro, por que hoje em dia meus amores, estamos em uma época, que se ninguém sabe nada, esse ninguém nada vale, portanto fica claro que de maneira nenhuma esse namoro tem o meu apoio; e virando seriamente para a menina continuou: - e tenho certeza que se ouvi o teu pai, certamente ele falará tudo o que estou  te falando, compreendeu ?
Ela respondeu séria:
- Não sei se ele me responderá isso, mas  o que eu estou querendo mesmo é o seu filho. De que me importa essas palavras bonitas e fantasiadas que me disseste agora, de que vale eu ouvi tudo isso e dizer que estou perdidamente apaixonada por uma pessoa, e essa mesma pessoa de quem falo está aqui à tua frente, e essa pessoa é o teu filho ?
E Herminda, atalhou respondendo:
- De um jeito ou de outro, tu tem que largar o meu filho.
Luciano ergueu a cabeça, olhou para elas como quem iria responder alguma coisa, mas manteve o silencio, e ela tornou a provocar:
- Tem que ficar caladinho e quietinho, eu sei o que estou falando.
Nervoso e com a voz tremula ele falou quase que gritando:
- Nhá Minda, vai para o inferno, vai para a puta que te pariu, me deixa em paz, eu quero viver sossegado e a minha vida pelo amor de Deus, me deixa em paz, eu quero sossego, eu não vou te deixar Lucianna e, levantando-se atirou-se nos braços da menina, que simplesmente argumentou :
- Com a execessão de Deus, ninguém poderá nos separa, nem pelo dialogo e nem pela força, por que vocês estão remando contra a maré ?  Não percebes a senhora que as forças das águas são mais fortes que o teu remo , dona Herminda ?
E Leonardo falou áspero:
- Que palhaçada é essa que tu fizeste homenzinho, está satisfeito seu cabra sem vergonha,por que está tão mirrado assim, és capaz de fazer, eu fazer, aquilo que eu não quero fazer.
E virando-se para a menina, falou sério:
- Retire-se daqui, não quero nunca mais que apareça em minha cabana, e te afirmo que o meu filho se ele estiver a vergonha que eu tenho na sola do sapato, jamais te procurar, podes ficar crente disso.
E meigamente ela perguntou:
- Eu concordo em deixar de namorar o Luciano seu Leonardo, mas tu vai ter que me apresentar uma clausula convincente, do por que dessa negatividade do nosso romance.
- Eu nada tenho a te responder, disse Leonardo.
Junto a ela, Luciano intimou o pai:
- É o teu direito responder o que ela te perguntou, pai.
- Feche essa boca, atalhou Herminda, lá do outro  lado, quase perto da porta da cozinha.
Luciano respondeu para a velha:
- Enfia a tua língua no nariz, e tomando Lucianna pela mão disse;
- Nós nos amamos, deixe que eles falem, ele é o meu pai e ela a velha que me criou, mas ela nada é que uma velha convencida de mãe adotiva, que quer ter um filho bonitão como eu.
Os dois se levantaram e saíram da casa, caminhando na direção da Praça Lélis Santos. Enquanto Herminda com a mão no queixo simplesmente lamentou:
- Estás vendo como está o teu filho, embriagado por aquele rabo de saia ? Percebeste como ele me desrespeitou na frente dela, jamais imaginei que ele fosse capaz de me agredir assim, está vendo o pagamento que uma mãe adotiva recebe, quando empata o seu tempo criando filho dos outros ?  e agora, o que dirá o meu sentimento ? Que ainda gosto dele ? Eu não sou mãe dele mas vou fazer de tudo para livrar esse menino dessa menina, isso não pode ficar assim. São mais de 13 anos dedicados da minha vida, a vida deste rapazinho, são muitos carinhos dedicados, meus sentimentos todos despejados em prol dele, e agora ele nos despreza assim.
Percebendo que a velha chorava, Leonardo tentou confortá-la dizendo:
- Por que está assim ? Eu não quero lhe ver assim, por favor se tranqüilize, não ligue para o que ele disse, deixe eu vou procurar o Luciano e conversar com ele, fique calma, eles jamis irão levar esse namoro a sério, estou preparado para revelar tudo a ambos, a senhora sabe que eu sou uma pessoa educada e jamais iria chegar agora aonde o meu filho e escapasse, por que o que acontecesse é o seguinte, a vítima já está em um estado psicológico desgastante, se agitarmos mais é pior e, é ai que aproveitando desse destempero muito ho9mens agem como fossem verdadeiros animais, compreendeu ?
- Está bem Leonardo, eu compreendo tudo, está bem.
- eu sou o pai dona Herminda, sei que ele foi grosseiro com a senhora, eu tembem estou me tranqüilizando e procurando um meio de solucionar todo esse contraste, sem que as pessoas sofram mais  no final, do que já estão sofrendo.
- jamais tirarei a tua razão, disse ela mais calma e esfregando os olhos e logo depois continuou : - a menina tem o gênio da mãe dela,desse mesmo estilo era a Maria Clara, e aprova disso é que de tão geniosa se suicidou, mas no fundo no fundo tu tens um pouco de culpa.
- A senhora está querendo me acusar, dona Herminda ?
- Não estou te acusando de nada, estou apenas te puxando pela memória que se tu não estivesse separado os meninos, nada disso teria acontecido.
Sentando-se em uma cadeira preguiçosa ele comentou:
- dona Herminda, pelo amor de Deus, não quero mais ter recordações daquele dia infeliz em minha vida,por que hoje 13 ou 14 anos depois, percebo que a Maria Clara tinha razão para não separarmos os nossos filhos, tenho arrependimento disso tudo, mas fique certa que se eu tivesse que premiar alguem, pela consideração, pelo carinho que esteve comigo nesse tempo todo e com os meus filhos, por que no fundo, no fundo a senhora gosta da Lucianna, eu premiaria a senhora dona Herminda. A senhora foi tudo para mim durante todos esses anos que eu passei, ora felizes, ora de dores profundas. a senhora foi uma vizinha, uma mãe, uma avó, reconheço tudo, uma agradável descoberta como pessoa, tu és  o meu braço direito e jamais terei condições de pagar-te em vida, são favores dona Herminda os quais não tenho como pagar.
A velha emocionada não disse nenhuma palavra e correu em direção ao Leonardo e abraçou-o, dizendo:
- Tu reconheces o meu trabalho, por isso eu te amo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário