terça-feira, 5 de outubro de 2010

: VIGESSIMO SEGUNDO CAPITULO DE LUCIANNA



VIGESSIMO SEGUNDO CAPITULO DE LUCIANNA


- A quem telefonavas ? quis saber o velho.
- A um amigo, respondeu ela.
- Não minta, fale logo se era para aquele desclassificado.
- Pai.
- Por que mentes ?
- Foi a ele sim.
- Não sei aonde estou com a cabeça que não te arrebento toda.
E saiu em direção á copa chamando:
- Júlia.
- Pronto chefe estou aqui.
- De agora em diante a Lucianna esta proibida de usar telefone nesta casa.
- E será que ela me atende ?
- Por que moti9vo ela não atenderá ? Quis saber ele.
Os dois ficaram na copa conversando, enquanto ela correu para ao quarto e trancou-se.
- É um cativeiro essa minha vida, resmungou ela.
Na casa de Leonardo, estavam á mesa almoçando quando o filho perguntou:
- Pai, a minha mãe, teve quantos filhos mesmo ?
- Luciano, tu já me fizeste essa pergunta para mais de cinqüenta vezes. E sempre te respondi que a tua mãe teve apenas um filho que foste tu e, morreu em conseqüência de complicações de parto e erro médico.
- E o senhor nada fez com os médicos ?
- Não.
- Essa conversa está enrolando todo o meu juízo, ontem tu me disse que quem cuidou dela foi a Rosa Nuda, agora tu me fala em erro médico.
Ele parou de mastigar e falou:
- E por que estás tão interessado em saber disso ?
- Por que de agora em diante tudo o que for sobre a minha mãe, eu vou querer saber, vou fazer um levantamento total da vida dela.
A conversa parou por ali, instantes depois se levantaram da mesa, Luciano se arrumou e saiu para a escola, Lucianna, já o esperava na porta. ao vê-lo, foi ao encontro dele, beijo-o e disse;
- Vamos entrar ?!
- Já.
- Se quiseres, eu já vou entrar.
Ela o pegou pelo braço e disse:
- O que eu te fiz que estás tão diferente comigo, afinal por que estás mudando o teu comportamento ? Não eras assim, puxa, tanta coisa que eu tenho passado por tua causa e agora queres me abandonar ? veja bem, só me beijou por que eu o beijei primeiro.
- Não é nada disso, eu te amo demais sabes muito bem, não encontro uma mulher mais meiga, mais carinhosa, mais fascinante que tu, eu te amo de verdade. E roçou o queixo contra o rosto dela.
- E o beijo, não vai dá; pediu ela.
- Faltou-me a coragem.
- Coragem de me beijar, Luciano ? Perguntou ela.
- Vamos entrar, convidou ele.
Os dois caminhavam para adentrar no Estabelecimento de Ensino, quando Luciano disse:
- Lucianna, eu não assistirei aula hoje, podes ir, eu não vou.
- Por que ?
- Estou me sentindo mal, disse ele.
- Então até mais tarde, os dois se beijaram carinhosamente, Luciano ficou sentado no meio fio em frente a escola, em cima dos livros e ficou pensando:
- Agora eu vou na casa de dona Rosa Nuda, por que eu tenho que provar a mim mesmo se essa menina, é ou não é a minha irmã. E levantou-se, colocou os livros debaixo do braço e saiu.
Pouco mais de trinta minutos estava no bairro do Cruzeiro, foi direto para a casa de Fernando, que não estava em casa. Encontrou apenas a mãe dele e foi logo perguntando:
- Aonde mora a senhora rosa Nuda ?
- Nessa outra casa vizinha, e saindo a porta continuou:- é essa velhinha que está na porta fazendo tricô.
Saiu e aproximou-se dela dizendo:
- Boa tarde tia.
- Boa tarde, filho, respondeu a velha.
- A senhora que é a Rosa Nuda ?
- Estás diante dela, por que ?
- Mesmo.
- Desejas alguma coisa  ?
- Não, somente bater um papo com a senhora.
- Então pode sentar.
- Obrigado.
E carinhosamente ele falou:
- A senhora não lembra de mim ?
- Não.
- Eu sou o filho do Leonardo, que trabalha no tear.
- Leonardo, eu conheço, ainda lembro dele, tu és o Luciano, não é ?
- Sim, sou.
- Eu que fui a parteira que assisti a tua mãe.
- A senhora ainda lembra ?
- Claro que lembro, me recordo perfeitamente, vocês são dois não é isso ?
Luciano ficou calado, nada respondeu e ela continuou:
- Lucianna, é o nome da tua irmã, é isso, mesmo ?
- É, respondeu ele meio sem graça.
- Eu conheço a tua família inteira, quando a tua mãe morreu, vocês dois estavam com 90 dias de vida, teu pai já te falou isso ?
- Já, respondeu o menino monossilabicamente.
- Ainda bem.
- Dona Rosa Nuda, a senhora sabe como foi que a minha mãe morreu ?
- filho eu não sei direito, o que ouvi na época, foi que o teu pai queria dá a menina, como ela não queria ele a deu contra a vontade, alegando não ter como sustentar, eu não sei bem o que houve por lá, o que se fala é que quando ele voltou de dá a menina, a encontrou morta, com os dois punhos cortados, essa é a versão que toda a Arari sabe.
- Era isso que eu queria saber.
- Por que ?
- Mesmo tia, agente tem que saber da vida da gente, por que ficar bisbilhotando a dos outros ?
Os dois conversaram a tarde inteira. Rosa Nuda alegre, satisfeita, sorria a cada expressão que Luciano dizia, sempre com o seu jeito humilde de conquistar as pessoas.
Já no cair da tarde ele despediu-se da velha e voltou para casa. Imaginando que o pai estivesse no tear, passou direto para a casa de Herminda que disse:
- Agora que voltas da escola ?
Ele se aproximou dela e falou:
- Nhá Minda, tu que gostas de está se intrometendo na vida dos outros, saiba que me engana a quase quatorze anos.
- Por que falas assim, menino ?
Ele calou-se e não disse mais nenhuma palavra e retirou-se para a sua casa solitariamente a pensar :
- Tenho eu que mudar o meu comportamento com essa menina não podemos de maneira nenhuma sermos amantes, temos que nos decidir, mas preciso ver como o meu pai vai reagir, quando souber que eu sei de toda a história. Mas, ele tem que saber que eu sei, afinal de contas, somos uma família, e a família  que se preza debate os seus assuntos internamente, e é exatamente isso que eu vou fazer, quando ele chegar.
Ele abaixou a cabeça e começou a rabiscar no chão os nomes do pai, da mãe e da irmã e, ficava penando:
- Dona Rosa Nuda, deve saber de mais coisa, se a minha amizade com ela fosse mais forte, com certeza ela me contaria mais coisas, os dias passam e a verdade virá atona, ela não se esconderá. Depois de muito tempo, levantou-se dali e entrou em casa. Ali ele encontrou o pai que estava deitado no quarto num momento de descanso.
Luciano, disse ao vê-lo:
- Não foste trabalhar ?
- Não, respondeu ele.
- Fiquei na porta um tempão, imaginando que estivesse no tear, o que houve, está se sentindo mau ?
- Nada disso, é que a exportação de redes está pouca.
De repente começa a cair uma chuva intensa sobre a cidade de Arari, a correnteza descia ruas abaixo alagando tudo, outra vez um clima frio caiu também sobre a cidade, estranho que o região é tropical, depois de algumas voltas pela casa, Luciano, retorna ao quarto aonde está o pai e o livro com a fotografia dentro e começou contempla-lo, mas repentinamente foi aonde o pai estava e disse:
- Pai, quero falar contigo.
- Pode falar filho.
- Não quero que se zangue comigo, por que o que vou te falar todo mundo sabe, até mais que eu, promete
- Todo mundo não filho, eu pelo menos não sei.
- Não se faça de inocente pai.
- Eu não sei o que dizes.
Luciano, sentou-se na cama e perguntou:
- Pai, por que tu não me revelou que a Lucianna, é minha irmã ?
Assustado ele deu um pulo da cama e respondeu perguntando:
- O que ?
E o menino falou firme:
- Não represente pai, me enganaste todo esse tempo, e agora quando eu toco nesse assunto, finges não saber de nada, sei que a minha mãe teve uma filha e sei ate que ela morreu em conseqüência da separação dessa menina, a minha irmã.
- Menino, disse ele baixinho quase sussurrando.
- Calma pai, não fique nervoso, eu que sou eu estou calmo, por que te afliges ? por que viver mentindo esse tempo todo, por acaso não sabe que alem da mentira ter as pernas curtas, um dia eu descobriria tudo ?  Por mais bobo que seja o individuo, isso não vale, por que mentir tanto amim que foram os médicos que mataram a minha mãe ?  Que fantasia é essa, naquela época nem em hospital a minha mãe passou ? Eu sei da historia inteira, eu já conversei com a dona Nuda e ela me revelou um monte de coisa, agora eu te pergunto; por que não ficaste coma Lucianna ?
Leonardo chorou copiosamente e disse ao filho:
- Não querias que soubesse dessa historia, meu filho.
Passando a mão na cabeça dele o menino respondeu:
- Não chores, por que estás sendo covarde contigo mesmo, e a minha mãe que nem teve tempo de chorar, por que ela cortou os pulsos. Por que chorar pai, essas lágrimas te trazem remorsos. pai, tu deveria ter ficado com a tua filha, e agora entendo que o povo tinha razão quando comentava que eramos manos. e eu protestando contra a verdade, contra certeza, contra a realidade que os outros dizia, e eu sendo gozado por amigos e colegas por namorar a minha irmã. Ela coitadinha, inocente, fazendo isso, arrumando aquilo, pensando inclusive em noivado e casamento e te digo mais , estou com a minha cabeça rodando, rodando e Nhá Minda, que gosta tanto de mim, escondeu esse assunto, ela deveria ter me contado antes, não entendi por que tanto me esconderam esse jogo.
Chorando muito Leonardo disse baixinho:
- Eu não imaginei que fosse descobrir isso e fosse me acusar tanto.
- Não estou te acusando de nada, nem mesmo de ser culpado pela morte da minha mãe, estou apenas dizendo que mentiste esse tempo todo para mim e que vai continuar mentindo, até quando eu não sei.
Por um instante Luciano parou, olhou para Leonardo, tirou do interior do livro a foto e perguntou:
- Olhe para isto e vede se conheces, conheces isto ?
Olhando para o filho com os olhos afogados em lágrimas respondeu:
- É verdade que eu dei a minha filha contra a vontade de tua mãe, mas precisas saber que naquele tempo a minha situação era de miséria, não se compara nada com o que é hoje, eu já te falei, que houve um momento em que não tínhamos nem uma xícara de café.
- Não quero recordar as misérias que passaste, o que está em jogo é a realidade, o que está me interessando, é saber do por que não me revelou esse segredo antes.
- Para que, do que adiantaria, para complicar mais as vidas ?
- Não ia complicar nada, assim como assim, eu não descobrir, pegue a foto e me responda, é ou não é Lucianna ? A minha decepção é por que escondeste de mim tudo aquilo que o povo já sabia. e isso não é justo.
Ele chorava mais ainda, como se esti9vesse levado uma surra enorme.
Mas, Luciano disse:
- Não fique assim, não te quero assim. Vamos sorrir, e quando a Luciana souber, por que ela vai ter de saber, e eu voluntariamente já vou romper o meu namoro com ela, não cho9re mais senão daqui a pouco eu me descontrolo, ai eu vou chorar também. Estamos apenas resolvendo os nossos problemas. Deveria ter pensado nisso antes.
- Não me acuse assim.
- Pai, imaginas tu que a Lucianna ficará calma, quando souber que abandonaste ela, alegando não poder criar por está na miséria.
- Pare filho, ó meu Deus, por que não me dá presente neste momento um enfarte, assim tranqüilizaria a minha vida, por que eu só tenho decepções e na minha pele apenas acusações. Por que está fazendo misso comigo ?
- Pai, eu estou aqui e não estou pedindo que me ataque colapso, nem enfarte, ao contrario estou firme pedindo a Deus que me dê coragem de lutar até o fim pela minha vida, e descobrir a realidade isso é que é importante, por que pedi a morte é querer esconder-se dos problemas.
E percebendo que o pai não parava de chora, ele sentou ao lado dele e chorou também.
E disse Luciano:
- Fere a alma, os corpos e os sentimentos de lágrimas,fere a verdade mas não encobre-se, não tem sentido estarmos chorando agora, o que importa é erguermos a cabeça e seguirmos em frente, não importa vermos luas bonitas e nem luares fascinantes se não temos sentimentos, amei aquela menina por quase três anos como namorada, mas agora continuarei amando como irmã. Esquecerei tudo, esquecerei os beijos e que fomos namorados, esquecer5ei que a beijei e desejei como namorada, que a rocei o corpo como namorada, de agora em diante somos irmãos, e fique calmo por que a vida ficou para ser vivida e nunca para ser vegetada.
- Chama a Herminda, Luciano, pediu Leonardo.
- Não, o nosso problema quem vai solucionar somos nós, por que envolver terceiros, se somos nós que temos a solução ?
- Herminda faz parte da nossa família.
Surpreendentemente ela entrava e foi perguntando:
- O que estão falando em meu nome ?
- Herminda?! Herminda ?!
Leonardo levantou-se e a abraçou chorando
- Calma, o que aconteceu ? Perguntou ela.
E virando, viu os olhos de Luciano afogados em lágrimas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário